quinta-feira, 26 de março de 2015

ORAÇÕES SÃO LIAMES INVISIVEIS QUE INTERLIGAM PODEROSAMENTE OS AMIGOS

 
 



Amigo é  o parceiro de confidências. Amigo é aquele que te dá o ombro quando você não aguenta mais sofrer fingindo ser deveras feliz. Amigo te empresta o carro quando o seu carro está na oficina. Amigo está contigo no momento de dor, de partida; ele é o lenço que enxuga as suas lágrimas, quando você está como um autômato no velório do ente amado. Amigo, falta o trabalho, só porque você liga desesperado querendo desabafar e conversar urgentemente com ele. Amigo aprecia demais observar, em silêncio,  o por do sol contigo. Amigo te diz a verdade, mesmo que doa, e você não queira aceitar, reconhecer. Amigo come a comida preparada por você, mesmo que esteja bem salgada e quase intragável. Amigo sorri quando te encontra, te admira, olha carinhosamente e minuciosamente a tua face pela milésima vez.  Amigo pede emprestado o livro que você está lendo; só para depois, ter mais um motivo de conversa e interação contigo. Amigo é uma luz que tremula quando tudo ao seu derredor é trevas momentaneamente.

Amigo é aquele que ora por você, sem ao menos, você cogitar ou saber; ele intercede diariamente por você; ele combate, luta incansavelmente por sua alma, e jamais desiste de vê-lo bem, seguro, em comunhão com Deus, em Cristo Jesus!
 
''Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus''. (Cl 4:12-grifo meu)

''Orações são liames invisíveis que interligam poderosamente os amigos''
 
Gosto muito de algo edificante que o Príncipe dos Pregadores proferiu e escreveu...''o maior carinho que um pessoa poderia dar a ele,  era orar por sua alma''. Concordo e assino embaixo com o seu pensamento tão sábio e verdadeiro que se perpetua até hoje.
 
Temos um esplendoroso exemplo de um homem de Deus, o apóstolo Paulo, extremamente amoroso, compassivo, ele constantemente orava e intercedia pelos amigos, pelos irmãos em Cristo. Ele, cheio do Espírito Santo, nos legou quatro orações apostólicas que nos inspiram e compelem a orar incansavelmente e perseverantemente pelos nossos entes amados.
 
Para sua meditação e reflexão:
 
''Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;

 Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;

 Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo;

 Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;''

Colossenses 1:9-12)
 
 
''E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,
 
Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;

Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus''.
 
(Filipenses 1:9-11)
 
 
''Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:

Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;

Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;

E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,'' 
 
 (Efésios 1:16-19)
 
 
''Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,

 Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,

 Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;

 Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,

 Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,

 E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus''.
 
(Efésios 3:14-19)




PERDÃO É O PERFUME DA VIOLETA




Devaneando pensei, imaginei uma hipotética situação que jamais aconteceu comigo; mas poderia ter acontecido, se fosse da vontade soberana de Deus...
 
Nem sequer poderia imaginar que o casamento seria uma bíblia em miniatura que a leria profusamente, e teria de praticá-la diariamente no nosso relacionamento, interação.  A cada ato praticado teria de ser norteado de acordo ao santo desígnio de Deus; pois afetaria e refletiria em você;  se eu falhasse em um só deles,  eu seria uma negligente adjutora diante do meu Senhor.
 
Nunca imaginei, que ao conviver contigo teria de praticar deliberadamente e tão fartamente a graça que de graça recebi. Teria de te reverenciar, te respeitar,  ser submissa a sua autoridade espiritual, o provedor do nosso lar, e a cabeça da nossa família. Teria de aceitar a sua afronta com sorriso nos lábios, sem revidá-la; amar-te, quando em meu íntimo, queria te desprezar, revidar, ficar amuada, amargurada.
 
Ah, meu amado, confiei tanto em ti, te entreguei o meu coração; mas nem sequer imaginava que teria o teu desprezo, as longas ausências, as viagens de trabalho que te afastava cada vez de mim...e os boatos maldosos que surgiam ao teu respeito; envolvido com as raparigas.
 
Você me agraciou com vários presentes, perfumes de essências raras; mas foi o perfume da violeta que me inebriou, encantou, marcou; o perdão em gotas que eu aspergia sobre mim, quando alegremente e amorosamente, te recebia, te abraçava, te beijava, após tão longa ausência. Sempre continha a minha tristeza, inúmeras vezes, as lágrimas que queriam descer livremente na minha face.
 
''Perdão é o perfume da violeta no calcanhar que o esmaga''.
 
(Charles L. Wallis-grifo meu)
 
Nenhum dia sequer, meu amado, deixei de orar por ti, pela salvação da tua alma; os passarinhos voando sempre me relembrava que o amor puro e genuíno vive-- em liberdade e fidelidade-- perene, dentro de nós...
 
Que o Senhor com Sua inesgotável benignidade, te toque através do Seu glorioso Espírito Santo, a cumprir os Seus santos desígnios a respeito de sua liderança espiritual no nosso casamento, na nossa união indissolúvel; e quanto a me amar e a cuidar de mim, como Cristo cuidou e se entregou incondicionalmente à Igreja.  E finalmente, as suas orações não serão mais impedidas, como uma parede de chumbo, que te separava do encontro verdadeiro e da comunhão com Deus e consequentemente comigo. (Efésios 5:22-33)
 
 
 
Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.  (1 Pedro 3:7- grifo meu)
 
 



sexta-feira, 13 de março de 2015

O SUPREMO PROPÓSITO DE DEUS PARA SUA VIDA



Não importa o lugar você esteja agora, nem tampouco o quanto você se afastou e se desviou da vereda de vida; permanecendo adormecido e escondido imerso totalmente numa areia movediça  de lama e esterco. Nenhum abismo é tão profundo que Deus não possa te enxergar, te encontrar, te tocar,  te livrar; e finalmente você acordar, estando disposto a cooperar, a realizar o supremo propósito de Deus para sua vida.
 
Para sua reflexão e aprimoramento:
 
 
O PROPÓSITO DE VIDA
 
 
 
''Era final  de 1654.  Os cavalos que puxavam a carruagem se perderam enquanto a carruagem atravessava a ponte Neuilly, França. Caíram sobre o parapeito. O cocheiro assustado tentou fazer de tudo para não acontecer o pior. Felizmente as rédeas se partiram, deixando a carruagem pendurada pela metade sobre a beirada da ponte. Embora a sua vida tenha sido poupada, Blaise Pascoal, filósofo e matemático, que estava na carruagem, ficou inconsciente durante quinze dias, entre a vida e a morte.
 
Ao acordar, uma visão intensa descortinou-se a sua frente com imagens terríveis de fogo. Seria o inferno? Estaria ele partindo para e eternidade sem Deus? Enquanto via as chamas eternas, ele ouviu palavras fazendo referências ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó. A visão terminou dizendo para ele não se esquecer da Palavra de Deus. Naquele dia, Pascoal descobriu o propósito da sua vida era amar e servir a Deus de todo coração. Ele separou diariamente  um tempo de oração e estudo da palavra, trancado no quarto. pascoal inventou a calculadora e os seus diários tem levado milhões a Cristo. Você já está salvo? Se partisse hoje, para onde iria a sua alma? Você já descobriu porque ele foi criado? Ande com Deus.
 
 
Para que foi criado? Ef 1.5-7
 
 
Pai, conduze-me às àguas de de descanso, por amor do teu nome. Guia-me na vereda da justiça e leva-me a agradar o teu coração. Amém.
 
 
''Sem Jesus Cristo, o homem permanece no vício e na miséria''. Blaise Pascoal.
 
 
(Extraído do Livro: ''Andando com  Deus- Devocional''- Edino Melo)







UMA ALMA SURREAL.. UMA PRESENÇA REAL...UMA FILHA DE DEUS!




''Eu até que olhei, tentei;  mas não consegui captar, enxergar a sua verdadeira essência...''
 
 
Como é banal olhar ocasionalmente, displicentemente e rapidamente; como é fácil olhar e não desvendar profundamente uma alma. Como é difícil ser sensível,  perceber o que é precioso, imprescindível de conhecer, reter e não esquecer... a leveza de uma alma surreal que almeja transcender a si mesma, e ser enxergada como ela é-- uma presença real--uma filha de Deus, digna de ser respeitada, plenamente conhecida por outro ser.
 
 
''Olhar preso no meu, perdidamente. Não exijas mais nada. Não deseja também mais nada, só te olhar, enquanto a realidade é simples, e isto apenas''.
 
(Mário de Andrade)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O SEMBLANTE ALEGRE E CONTAGIANTE DE UMA CRIANÇA

 
 
 
 
''O semblante alegre e contagiante de uma criança  demonstra uma confiança ímpar e acolhedora diante da presença do seu semelhante sintonizado com Deus''.
 
''Quando estamos em comunhão com Deus, em consonância com a Sua soberana vontade,  sintonizados na estação do Seu amor incondicional, ápice máximo na presença de Cristo Jesus; conseguimos perceber e  escutar a maviosa canção orquestrada por Ele. Somos crianças observando uma outra criança sorrindo, brincando, falando, cantarolando espontaneamente a alegria de ser ela mesma, existindo e sendo feliz''.
 
 
Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus.  (Mateus 19:14)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

VOU AGARRAR A VIDA PELA GARGANTA!



Uma certa vez, o compositor alemão Ludwig Van Beethoven proferiu uma frase tocante e repleta de significados...''Vou agarrar a vida pela garganta''.

Essa frase pode significar muito para os cantores, os tenores,  pois eles  precisam manter em estado impecável as suas cordas vocais que são localizadas na região da garganta.  E também, é imprescindível para todos nós, pois  precisamos da existência das cordas vocais para nos comunicarmos com o nosso próximo, com as funcionalidades delas,  pronunciamos as palavras de vida,  as palavras de paz, as  palavras de conciliação e as palavras repletas de sabedoria. Entretanto, essa frase pode ter outro significado mais amplo,  que devemos ter ímpeto e ter garra para conduzir a nossa vida.

Aproveito essa frase tão inspirada deste compositor para imaginar outras frases...

''Vou agarrar a vida pelos olhos'', que eu viva  enxergando as obras grandiosas e magníficas de Deus; e diariamente, por meu contemplar e por meu admirar,  sejam uma maneira de honrar e glorificar ao meu Galardoador.

''Vou agarrar a vida pelos pés'', que eu viva destemida, confiante,  sempre seguindo em frente,  percorrendo o caminho plano, o caminho estreito do bem, da vontade soberana de meu Pai amado!

''Vou agarrar a vida pelos braços'',  que a minha vida seja repleta de carinhos-- abraços recheados de afetos.

''Vou agarrar a vida pelas mãos'', que a minha vida seja um exemplo de servir, estender as mãos, cuidar e levantar o caído, o desanimado, o desvalido.

''Vou agarrar a vida pelo coração'', que a minha vida seja regida pelo meu coração de carne, sensível, transformado, moldado e  inspirado pelo Espírito Santo;  guiado pelo amor de Cristo Jesus, em plena harmonia e comunhão com Deus.

''Vou agarrar a vida pelos ouvidos'', que minha vida seja um exemplo dignificante da arte de ouvir primorosamente e incansavelmente a voz de Deus e a voz do meu próximo.







quarta-feira, 4 de março de 2015

MUDA TUDO TODOS OS DIAS: MAS NÃO SE MUDA O IMUTÁVEL: DEUS!

 
 
 
Posso mudar a cor dos meus olhos, usar lentes de contato coloridas.
 
Posso mudar a aparência do meu rosto, do meu corpo; e cometer inúmeros abusos nessas mudanças; ao ponto de me transformar numa  caricatura deformada de mim mesma. Haja cirurgias plásticas para sanar a minha insatisfação...
 
Posso mudar de residência, de carro, de móveis, de entretenimentos. Até posso mudar de humor, de amigo, se assim quiser, almejar, entender
 
Posso mudar de parceiro, como se troca de roupa. Posso mudar o  meu estado civil, a qualquer momento, por meu bel prazer, motivo fútil, a primeira desavença, discussão.
 
Podemos mudar o nosso sexo para atender a nossa concupiscência carnal; de feminino para masculino ou vice-versa. Mudamos o uso natural da nossa genitália na relação sexual!
 
(Romanos 1:24-28; Oséias 4:7)
 
Mudar é amplamente divulgado e permitido. Muda governante, muda plano econômico, muda os salários dos empregados.
 
Muda os estilos musicais, muda os modelos dos carros, muda a moda, muda o estilista, muda o ensino.
 
Muda o ano, muda o tempo, muda a natureza, muda as estações do ano.
 
Muda os corações das pessoas, muda os sentimentos das pessoas. Hoje, eu gosto, amanhã, não gosto mais.
 
(Mateus 24:12)
 
Mudamos as nossas crenças, muda o culto aos deuses, cultuamos as nossas nefastas e abomináveis idolatrias.
 
(Romanos 1:23)
 
Muda tudo todos os dias; mas não se muda o Imutável: DEUS!
 
Que tolos somos ao pensar que podemos mudar a nós mesmos, a natureza, o curso dos acontecimentos, o nosso destino final, sem nos quedarmos diante da imutabilidade e da soberania do Senhor!
 
 
Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos.

Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados.

Porém tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim.

(Salmos 102:25-27- grifo meu)

 
Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.
 
(Jeremias 13:23- grifo meu)
 
 
Tu, Senhor, permaneces eternamente, e o teu trono subsiste de geração em geração.
 
(Lamentações 5:19- grifo meu)
 
 
E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.

Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão,

E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão.


(Hebreus 1:10-12- grifo meu)
 
 
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
 
(Hebreus 13:8 grifo meu)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O JARDIM SECRETO GUARDA OS INSONDÁVEIS ANSEIOS DO SEU SER

 
 
 
 
O lago, a qualquer momento, pode refletir a sua face límpida; as flores podem exalar os diferentes perfumes exalados pelo seu ser; a ponte pode ser a travessia para dirimir toda a distância e diferença; os pássaros voam, regozijam e cantarolam diante de sua presença; as árvores fazem sombra para você dormitar, meditar e sonhar.
 
O jardim secreto guarda os insondáveis anseios do seu ser; mas você não os compartilha com o intruso devastador dos sonhos de amor. Precavida e vigilante, aguarda o tempo predeterminado pelo Senhor...
 
Um dia, talvez, quando a nova estação chegar;  os ventos, ora do sul, ora do oeste,  prenunciem a mudança, e você finalmente encontre o seu parceiro de jornada. Aquele que será sábio e corajoso em adentrar no jardim; mas não para devasta-lo com a sua presença. E sim, para trazer paz, amor, harmonia, e fazer companhia a mulher predestinada por Deus, para ser a sua ajudadora idônea.
 
 
 
''Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os filhos; desejo muito a sua sombra, e debaixo dela me assento; e o seu fruto é doce ao meu paladar.

 Levou-me à casa do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor''.
 
(Cânticos de Salomão 2:3-4)


''Venha com a chuva, ó vaidoso vento sudoeste!
 
Traga o construtor de ninhos,
 
o canto celeste.
 
Dê a flor encoberta um sonho''.
 
(Robert Frost)