sábado, 28 de fevereiro de 2015

AMIZADES ESPIRITUAIS


 
 
 
Encontrar alguém que ame ler e meditar sobre a Palavra de Deus é muito raro; e é muito mais difícil conversar sobre a verdade revelada nela. Mesmo entre os (as) irmãos (ãs) em Cristo não é fácil manter uma conversa de nível profundo e edificante entre ambos. Não estou me referindo aos estudos bíblicos na Escola Dominical. Mas sim, espontaneamente, quando você anseia, ama compartilhar sobre a Palavra, e não encontra a mesma  reciprocidade de uma outra pessoa.
 
Inúmeros outros assuntos são abordados, mas quando é sobre a Palavra sempre é muito superficial a abordagem, como se não nunca tivesse tempo e disponibilidade para algo de suma importância para a nossa comunhão com Deus, inclusive para conhecê- lO profundamente, e também obedecer aos Seus santos desígnios.
 
E quantos casais não leem a Bíblia juntos, compartilham a sabedoria fartamente legada gratuitamente por Deus. Quantas discussões e quantos desentendimentos seriam evitados, se lessem e praticassem juntos a vontade do Senhor para o seu relacionamento, casamento.
 
Recentemente estava lendo um livro que resumiu tudo que eu anseio tanto...compartilhar com amigos e amigas espirituais a Palavra de Deus, e também outros livros edificantes,  que exaltem e glorifiquem ao Senhor.
 
Para sua meditação e aprimoramento...
 
 
Cultivem amizades espirituais com amigos de alma a fim de que possam mutuamente ser beneficiados por um grupo de estudo ou por um programa de leitura compartilhado
 
 
Um grupo assim pode se encontrar a cada duas ou quatro semanas para ouvir e discutir livros lidos sucessivamente por membros do grupo. Em princípio, uma leitura como essa pode intensificar desafios espirituais profundos e gerar todo um novo sentido de percepção de realidades. Trata-se de uma reação comum questionar se alguém está perdendo o equilíbrio  ou mesmo ficando louco por ter convicções  e anseios como esses. Pois assim como a recuperação de uma doença grave, a ameaça da morte ou uma experiência de profundo quebrantamento pode abrir novas portas de percepção, o novo desafio de ler místicos cristãos pode produzir o mesmo. É, portanto, muito importante  estar sendo encorajado e conduzido sabiamente por aqueles que são mais experientes. Além disso, reações divergentes podem dar sentido de proporção ou impressões parciais corretas. O alvo comum de crescer em Cristo, argumenta o apóstolo Paulo, é alcançar uma maturidade corporativa (veja Efésios 4;13,14).
 
Um amigo espiritual, disse o autor do século XII Aelred de Rievaulx em Spiritual Friendship (Amizade Espiritual), é aquele que é leal e tem motivações certas, a discrição e a paciência para ajudar seu amigo a conhecer melhor a Deus. 29  Uma vez que as possibilidades de enganar a si  mesmo são infinitas, eu necessito de um guia espiritual para me manter honesto. Além disso, o amor de Deus é efetivamente desenvolvido quando meu amigo me ajuda a sair de mim mesmo, e me mostra como possa  entrar em círculo mais amplo de percepções, onde posso ser mais honesto comigo mesmo.
 
Desse modo, revelação e honestidade podem dar forma ao companheirismo espiritual. A vida espiritual se baseia na revelação: a revelação de Cristo, que continuamente nos chama, no poder do Espírito Santo, para uma relacionamento com ele. Ela se baseia na honestidade:  honestidade com respeito àquilo que existe para ser observado e considerado. O companheirismo espiritual é um processo de nutrição e de confrontação, quando ambos são auxiliados pela leitura e pela descoberta da literatura devocional.
 
Um verdadeiro amigo em Cristo irá me acordar, me ajudar a crescer e aprofundar minha consciência acerca de Deus. Pois o amor de Deus é mediado por relacionamentos humanos, por aqueles que se importam comigo, me encorajam e desejam que minhas afeições se tornem centradas em Deus. Na verdade, Aelred, Deus é amizade, de modo que a amizade com aqueles que têm a mente  voltada para a espiritualidade me levará a direção à piedade. Talvez poucos de nós levemos a amizade espiritual a sério''.


*29 Bernard de Clairvaux e seus amigos, The Love of God, James M. Houston, ed. (Portland, OR: Multlnomah Press, 1983), 231-251.
 
(Extraído do Livro: ''Vida de Oração''- de Teresa de Ávila- Apêndice- p. 292 e 293- James M. Houston)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário