quarta-feira, 26 de novembro de 2014

APROVADO, CONCEDIDO, REALIZADO!




Uma tarde esplendorosa, um sol radiante, um céu sem nuvens, o mar tão azul e tão chamativo nos convidando a contemplá-lo gratuitamente e tão fartamente. Atendi ao seu apelo e sair para andar pela orla e foi tão prazeroso--um quadro perfeito pintado por Deus, eu era apenas um minúsculo pontinho no seu descanso ao imaginar e concretizar  tal obra-prima.
 
Por um momento me detenho a observar dois surfistas andando apressados, envergando as suas  preciosas pranchas,  indo ao encontro do seu manancial predileto: o mar. Então penso que Jesus Cristo é um surfista; e eu sempre surfo com Ele no embalo de uma onda perfeita.
 
Continuo pensando, meditando que Jesus Cristo é um médico plantonista  no setor de emergência de  um hospital; e eu sempre estou ao Seu lado, vivenciando e presenciando os milagres de Sua mão tocar, afagar e curar os pacientes desvalidos, aflitos, sofridos, desenganados!
 
O auge maior do meu devaneio, anseio... Jesus Cristo é a minha destra direita, então eu escrevo, com firmeza e confiança, uma nova história de minha vida no meu diário; e Ele assina embaixo: aprovado, concedido, realizado! 
 
 
Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. (João 1:9- grifo meu)




 
 
 
 
 
 
 
 


 
 

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

PODERIA TER IDO, SEM TER PERDIDO A CHANCE DE TER SIDO!

 
 
 
Tarde chuvosa, uma vasilha abarrotada de pipocas, eu me permitindo assistir um lindo e tocante  filme romântico,''500 dias com ela'', não tanto melodramático,  nem dito ''água com açúcar''; mas bem sensível,  e nos reserva um final inesperado,  com uma trilha sonora maravilhosa e primorosa,  com uma rapidez eletrizante de cenas e de diálogos.
 
Resumindo, em poucas as palavras, o filme  aborda o tema de  um romance entre um casal  sob a perspectiva masculina, que a primeira vista, pensamos que pode ser bastante racional, mas não é isso que acontece.  O personagem Tom se derrama em encantamento, em romantismo e em amor diante de sua amada Summer-- um nome revelador-- um sol que brilha esplendorosamente aos olhos do ser amado, incendeia o seu coração, e as suas labaredas o inebriam totalmente...
 
Este relacionamento tem os fatores e os requisitos favoráveis e necessários para ser bem sucedido, ambos jovens,  solteiros disponíveis, em plenas condições, para amar e viver uma estrondosa história de amor, mas não deu certo, e o jovem se recusa aceitar o término do namoro proposto por Summer. E o filme se desenrola, ele revivendo os momentos vividos com ela,  para descobrir onde ele falhou, o que faltou para conquistá-la, e ele conta com a ajuda dos  seus amigos para encontrar uma resposta.
 
Apreciei muito esse filme porque creio que todos nós, em algum momento das nossas vidas, após o término de um relacionamento,  ficamos matutando ''o por quê'' não ter dado certo aquele idílio tão especial? Em quais momentos nós falhamos? O que poderíamos ter feito que não fizemos? Quais as palavras que deveríamos ter dito e não proferimos? Ou as que jamais devíamos ter dito e, por falta de discernimento proferimos, e machucamos, a quem queríamos tanto afagar, acolher, amar?
 
''Poderia ter ido, sem ter perdido a chance de ter sido! 
 
Enfim, milhares de indagações sobrevoam o nosso imaginário inesgotável...
 
Poderíamos ter sido mais sinceros(as), todavia menos intransigentes;  sempre dito a verdade com amor?!
 
Poderíamos ter sido mais sábios(as) ao agirmos, ao conversarmos, ao interagirmos, ao nos relacionarmos,  ao amarmos,  sem jamais ter sido abalada as nossas convicções a respeito a Palavra de Deus;  nem tampouco, ousarmos transgredi-la em prol de um relacionamento, sentimento?!
 
Creio que encontrei a melhor resposta a essas indagações, e quero compartilhar com vocês...
 
Se  nós enxergássemos a pessoa, que estava ao nosso  lado, como a Cristo Jesus, jamais teríamos  dado brechas para  malograr o nosso relacionamento. Obviamente a recíproca também é verdadeira!
 
Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual  é Jesus Cristo. (1 Coríntios 3:11)
 
Deixo para vocês as palavras de um homem que viveu uma história de amor plena, prazerosa e concretizada, conforme a vontade de Deus para um namoro, um noivado e um casamento abençoado. As palavras proferidas por ele, James Dobson a sua noiva amada Myrtle.
 
 
''Quero que conheça e entenda os meus sentimentos a respeito da aliança de casamento que estejamos prestes a fazer. Aprendi desde criança, em harmonia com a Palavra de Deus, que os votos do casamento são invioláveis, e que, ao fazê-los, estarei me comprometendo totalmente e por toda a vida. A ideia de me separar de você pelo divórcio, seja qual for a razão--embora Deus permita uma, o adultério--nunca me passará pela minha cabeça. Não estou sendo ingênuo, pelo contrário. Tenho plena consciência da possibilidade, por menos provável que pareça agora, de uma incompatibilidade entre nós ou outras circunstâncias imprevistas poderão causar um sofrimento psicológico extremo. Se for esse o caso, estou decidido de minha parte, a aceitar como consequência do compromisso que estou fazendo agora e a sustentar isso, se necessário, até o fim das nossas vidas juntos.
 
Tenho amado você profundamente como minha namorada e continuarei amá-la como minha mulher, mas, muito mais que isso, amo você no amor de Cristo. Isso me obriga a jamais fazer algo contra você que ponha em risco nossos planos de irmos para o céu, o objetivo supremo de nossas vidas. Oro que o próprio Deus faça o nosso afeto um pelo outro perfeito e eterno''.
 
 
(Trecho extraído do Livro:''5 Princípios para uma Intimidade Duradoura''- De Dr. James Dobson- páginas 34 e 35)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

domingo, 16 de novembro de 2014

DEDICATÓRIA!

 
 
Envio um vídeo para vocês que apreciei muito,  e nos inspira a escrever uma dedicatória em um livro tão carinhosamente ofertado, não só para o ser amado, mas também para um amigo, uma amiga.. aquela pessoa que admiramos, e nutrimos um afeto inigualável, enfim, uma pessoa ímpar e especial em nossa vida.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

ESCREVER É PARIR INESPERADAMENTE MAIS UM FILHO PREMATURO!

 
 
 
 Inspiração é gestar demoradamente a mim mesma; 
 
Escrever é parir inesperadamente mais um filho prematuro!
 
 
 
 
''Escrever é realizar o dia do juízo contra si mesmo''.
 
(Henrik Ibsen)
 
 
''Eu me confesso do número daqueles que aprendendo escrevem; e escrevendo aprendem''.
 
(Agostinho de Hipona)
 
 
''Se você quer mudar o mundo, pegue sua caneta e escreva''.
 
(Martinho Lutero)
 
 
 
 
 
 

PRUDÊNCIA É EVITAR E FUGIR DAS TENTAÇÕES!




Ontem assistir um vídeo edificante que no final desta mensagem compartilharei com você;  e meditando sobre o tema abordado, comecei a me relembrar quando eu estava grávida, pela segunda vez, desta vez de um menino, meu amado filho. Na época desta gravidez inesperada,  eu tinha um cargo de comissão na Secretaria da Fazenda do meu estado, e requeria um maior desempenho meu. Neste ínterim, comecei a observar que um colega de trabalho casado, se aproximava constantemente de mim para conversar e saber como eu estava. E foi se tornando uma  rotina, todos os dias, ele vinha na minha mesa, e sempre tinha um assunto para abordar, muitas vezes, sem ter nada haver com o trabalho, e até me elogiar quanto a minha aparência física nos primeiros meses de gravidez, a minha barriga ainda estava bem pequena.
 
E as suas atitudes foram me incomodando demasiadamente, ao ponto de eu começar a sentir enjoos,  muitos enjoos, quando ele se aproximava de mim. Não sei se era psicológico, uma repulsa ao perceber as segundas intenções ao meu respeito ou os efeitos do começo da minha gravidez. Então toda vez que ele se aproximava de minha mesa para conversar, eu dizia a verdade a ele, que estava muito enjoada, e me levantava para andar,  ir ao sanitário ou beber uma água. Creio que ele foi notando a minha repulsa, ao ponto de me dizer brincando que eu estava enjoando dele...não confirmei, nem neguei a sua indagação...deixei que a sua consciência revelasse a verdade.
 
Você pensa que ele aprendeu a lição? Não aprendeu, pouco tempo depois, ele estava assediado uma outra colega de trabalho. Quer dizer um homem casado ''Don Juan'', extremamente insensível, deselegante e desrespeitador!
 
Bem resolvi compartilhar este assunto, pois creio que muitas mulheres casadas ou solteiras estão passando por esta situação, e infelizmente, muitas delas, por carências, fragilidades e sofrimentos, acabam cedendo aos apelos do maligno, e começam uma tórrida aventura, recheada de mentiras, lascívias, infidelidades, e o pior, provocando o repúdio e a ira de Deus. E com certeza, ambos irão colher os frutos amargos das suas iniquidades.
 
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7
 
E continuei meditando sobre este assunto, pois na época desta situação que vivi, eu nem era cristã, minha visão de relacionamento era totalmente mundana; e se eu não tivesse grávida, e se tivesse fragilizada, em crise com meu ex- companheiro, o que poderia ter ocorrido??? Eu brincaria com o perigo? Cederia a tentação?? Eu teria dado brechas para o maligno atuar, e me envolveria com ele, cederia aos seus apelos? E viveria todas as consequências dos atos tão indignos, de ser infiel, adúltera?
 
Fidelidade é um compromisso eterno, não somente selado com a carne, mas com Deus. Ele é a testemunha desta união, dos votos proferidos e celebrados. Entretanto,  felicidade é como uma nuvem passageira, muda de nuances e de lugares, de acordo, com o tempo,  as circunstâncias.  Cristo morreu por nós, não, para nos legar felicidade, deleites passageiros; e sim, para nos reconciliar, selar conosco a aliança, a fidelidade, o amor eterno entre Ele, nós, e  o nosso compassivo Pai!
 
Aprecio muito o pensamento tão tocante e verdadeiro do pregador fiel e temente homem de Deus: Charles Haddon Spurgeon, quando ele escreveu veementemente que ''o próximo mais próximo de um homem casado é a sua esposa!''. Sendo assim não é prudente troca de confidências, nem amizade íntima entre um homem casado e uma mulher casada, ou entre ele e uma mulher solteira, ou entre ele e uma mulher divorciada ou entre ele e uma mulher viúva; do mesmo modo, entre uma mulher casada com um homem solteiro, ou entre ela e um homem divorciado,  ou entre ela e  um homem viúvo.
 
Prudência é evitar e fugir das tentações. Não manipular com imperícia uma dinamite; pois a consequência da nossa negligência e invigilância é uma explosão, ocasionando feridos, sofrimentos, opróbrios, mortes e tragédias
 
É tão gratificante ler as declarações tão amorosas dos homens de Deus dedicadas as suas esposas, elegias de amores; e não, de homens insanos, que dedicam declarações impregnadas de lascívias as suas amantes, parceiras transloucadas, com certeza,  dos encontros marcados,  funestos e definitivos no inferno!
 
 
Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Hebreus 13:2
 
 
 
''Uma boa esposa é,
 
A melhor companhia na riqueza;
 
A mais apta e pronta ajudante no trabalho;
 
O maior consolo nas cruzes e tristezas;
 
E a maior graça e honra pode haver, para aquele que a possui!''
 
(Livro: ''Entre os Gigantes de Deus''- J. J. Packer)
 
 
 
''Marido e mulher devem ter prazer no amor e na companhia, e na vida um do outro.
 
Quando marido e mulher têm prazer um no outro isso os une nos deveres, isso ajuda-os na execução de seus trabalhos, e no suportar de suas cargas e é uma parte crucial dentro de casamento''. (Richard Baxter)
 
 
 
''Querida, comprada pelo sangue do Salvador, você é para mim um presente Dele, o meu coração está transbordante com o pensamento de contínua bondade.
 
O que quer que sobrevenha a nós, problemas ou adversidades, nós não precisaremos temer uma separação final, seja um do outro, seja do nosso Deus''.

 (Charles Haddon Spurgeon, palavras dedicadas a sua amada esposa Susannah Spurgeon)



https://www.youtube.com/watch?v=XRf_Yh3z-Ec





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PAREDES MINAM, TRANSBORDAM TRISTEZAS!




Paredes minam, transbordam tristezas;  paredes separam pessoas; paredes dificultam a comunicação, o verdadeiro diálogo; paredes escondem os rostos; paredes não conseguem inundar, com os sorrisos, as antessalas da comunhão, e sim, das lágrimas,  da desunião; paredes barram os encontros; paredes  incrustradas de negritudes conseguem esconder e proteger o anonimato do seu morador!
 
Paredes estreitam a visão, sem conter a amplitude de outra realidade lá fora; paredes coloridas trazem recordações de outras épocas tão vívidas e marcantes; paredes entoam e ressoam as melodias de nostalgias;  paredes mofadas-- Partida, adeus,  sem mais rebocar a esperança, nem pintar esmeradamente a pujança de ser! 
 
Entre paredes, sem mais medo de perdas!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




sábado, 8 de novembro de 2014

DÉBEIS ECOS!

 
 
 
Todo grito...Eco!
 
Toda agonia...Eco!
 
Toda dor...Eco!
 
Toda iniquidade...Eco!
 
Toda lascívia...Eco!
 
Toda cobiça...Eco!
 
Toda ira...Eco!
 
Toda defraudação...Eco!
 
Todo desamor...Eco!
 
Toda rejeição...Eco!
 
Toda solidão...Eco!
 
Todo escárnio...Eco!
 
Toda mentira...Eco!
 
Toda injustiça...Eco!
 
Toda inveja...Eco!
 
Toda deslealdade...Eco!
 
Toda maledicência...Eco!
 
Todo julgamento...Eco!
 
Toda afronta...Eco!
 
Todo tipo de traição...Eco!
 
Toda idolatria...Eco!
 
Todo orgulho, soberba...Eco!
 
Toda negritude...Eco!
 
 
Tudo que eu já vivi, experimentei, sofri, pequei, reprimi, leguei ...
 
Tudo são débeis ecos da realidade gritante
 
 Que Jesus Cristo viveu, sofreu e agonizou por amor a mim na Cruz do Calvário!
 







CHEGUEI ATRASADA PARA APRECIAR A CHUVA!

 
 
 
No relógio, as horas passam aceleradas demais, mas dentro do meu ser a morosidade predomina; sou muito lenta para viver a velocidade que os momentos acontecem e se esvaem. Cheguei atrasada para apreciar a chuva; o mês de novembro se iniciou, e eu ainda estou vivendo o apogeu da ventania que me levou de volta a mim mesma-- o aconchego de viver ensimesmada no outono--eterna renovação de sentimentos!
 
 
''Outono é outra primavera, cada folha uma flor''. (Albert Camus)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 4 de novembro de 2014

PROCURA-SE UM AMIGO, PARA NESTA VIDA, ANTEVER E DESFRUTAR A ESPERANÇA DA SALVAÇÃO!

 
 
Não procuro um amigo para o fim do mundo; pois sei que a minha esperança não será malograda; não preciso temer impactos dos meteoros;  nem muito menos, que os montes urjam e se abalem, que as terras tremam;  ecloda mais um conflito, os homens guerreiem  e se autodestroem;  uma  nova epidemia se alastre e contamine a muitos...
 
Não procuro um amigo, por medo ou por fuga do porvir, um parceiro de desvarios e iniquidades. Para acentuar o caos ao derredor; predominando as mentiras, as luxúrias, alimentando os vícios, apertando mais os grilhões da escravidão, prisão da  mediocridade, do conhecido, do que é confortável, do que é ditado, fartamente permitido e concedido pelo príncipe das trevas. Migalhas apodrecidas do seu reinado corrupto e decadente; os atrativos e chamarizes mundanos, em detrimento a liberdade, a liberdade dos creem e amam a Deus em Cristo Jesus.
 
Eu procuro uma amizade para compartilhar a Palavra de Deus, o meu temor,  o meu tremor e a minha reverência aos Santos desígnios do meu amado Pai.
 
Enfim, são as minhas palavras e os meus desejos propagados ...Procura-se um amigo, para nesta vida, antever e desfrutar a esperança da salvação!
 
Tendo fé e a certeza, que naquele grandioso Dia, estaremos entoando: Aleluia! O Rei reina!
 
 
 
E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus;

Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua fornicação, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
 
E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.
 
E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!
 
E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.
 
E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
 
Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
 
E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. Apocalipse 19:1-9
 
 
 
 

 


 

A PROPAGAÇÃO DA VERDADE INEGOCIÁVEL QUE ME FOI REVELADA EM CRISTO



 
Almejo que a minha vida seja um testemunho eloquente de integridade e de fidelidade a Deus; a propagação da verdade inegociável que me foi revelada em Cristo.



''E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará''.  (João 8:32)
 
''O cristão é o verdadeiro radical da nossa geração, porque ele se posiciona contra o moderno e monolítico conceito da verdade relativa''. ( Francis Shaeffer)
 
 
 
 
 
 
 
 
 

REALIDADE É UMA PINTURA MAGISTRAL QUE ALMEJEI, EXECUTEI!

 
 
 
Sonho é apenas um contorno,  tênue esboço, em preto e branco, feito por minha imaginação;  realidade é uma pintura magistral que almejei, executei--o preenchimento aprimorado, colorido e concretizado!
 
 
 
''A pintura é uma poesia que se vê e não se sente, e a poesia é uma pintura que se sente e não se vê''.(Leonardo da Vinci)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 1 de novembro de 2014

UM MOMENTO ÍMPAR, BASTANTE IMPACTANTE!

 
 
 
 
Ontem, de tardinha sair para andar pela extensa orla do meu bairro Pituba, e vivi um momento ímpar, bastante impactante, e com certeza, sempre irei recordar...
 
Momento deveras transcendental; uma mistura de chuva, sol, vento, coqueiros balançando, céu, nuvens e mar; um cheiro forte de maresia, passado, a me tocar, acariciar levemente o meu rosto; os meus pensamentos, em turbilhões, como ondas; ora, eu andando ainda adolescente, ora, já adulta, a nove anos atrás, ora, agora, um mulher amadurecida e sofrida.
 
Andando, andando e observando o casal de namorados se abraçando e se beijando, sem se importar com os olhares das pessoas que passam; as duas adolescentes que conversam alegremente, com certeza, trocando confidências; os skatistas que deslizam nas alturas sem se cansarem; a mãe tão alegre e orgulhosa que leva o seu bebê  para passear no carrinho; o ressoar do sino ( que vem lá da igreja próxima a pracinha)  avisando que a missa já vai começar; os vendedores de cocos anunciam a doçura de viver e saborear as delícias do néctar. E tantas outras pessoas andando, correndo e se exercitando.
 
Eu continuo andando, meditando e clamando, não só por mim,  mas também por meus filhos, por meus familiares,  por meus amigos, minhas amigas,  pelos pastores, homens de Deus; e por um rapaz que reencontrei, meus pais o criaram, e agora, sorridente e tão feliz, me contou a novidade que realizou o seu sonho: casar! Agradeço a Deus por tê-lo agraciado com esta dádiva. E também orei por tantas outras pessoas, algumas delas, eu nunca encontrei pessoalmente, conheço apenas pela internet mas nutro afeto, carinho e amizade.
 
Paro um pouco e fico observando o mar, um por do sol esplendoroso e,  me sobreveio pensamentos que nem sei se conseguirei traduzir em palavras, mas mesmo assim. quero deixar aqui registrado o momento que eu vivi; e sei que o tempo urge e não volta atrás...
 
''É muito estranho andar, andar...como se não fosse eu...eu não me enxergo mais como era antes,  também não me vejo mais como sou hoje; me sinto como se algo novo fosse eclodir, de dentro de mim, a qualquer momento. Como uma borboleta que finamente se liberta do seu casulo e voa...''
 
Esta mudança, de voltar para o mesmo bairro que vivi na minha adolescência, na minha fase adulta e agora maturidade; mexeu muito comigo; pois me trouxe recordações do meu passado, dos meus pais, das minhas irmãs, das amizades, da minha época da escola, da faculdade, dos bailes de formatura que eu ia, e como caprichava no meu visual, como um botão de flor que almejava desabrochar!
 
Também chego a uma conclusão,  que desde aquela época e até hoje, sou uma solitária errante, andante, pensante; e graças a Deus,  por Sua  benignidade, ainda estou viva, sadia,  uma mulher temente e obediente aos seus santos desígnios.
 
Qual é a música que pode expressar o que eu sentir neste momento tão importante?
 
 
Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.

Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida; Eclesiastes 3:11-12




 
 
 

A CULPA É DA LUA!

 
 
 
 
Uma guerra sem vencedores; sem adultos responsáveis, apenas dois perdedores imaturos que se acusam; você é muito possessiva e ciumenta; você é muito safado e promiscuo; você é muito avarento; você é uma consumista costumaz; você não me escuta, não me entende, não quer saber como eu me sinto; você fala muito, é muito tagarela, não percebe que cheguei exausto após um dia atribulado no trabalho; você esqueceu o dia que nos conhecemos; poxa, será que tenho de me lembrar de tudo, não podemos comemorar outro dia...você não me leva para passear, mas com certeza, no final de semana vai sair para assistir o jogo com os  seus amigos; você é muito intransigente, fica  toda emburrada, se zanga com tudo, prefiro relaxar com os amigos...Você é a minha tristeza; você é o meu tormento!
 
Nós sempre achamos culpados para acusarmos e delegarmos a responsabilidade de sermos infelizes, incapazes; e o mais grave de cometermos erros. Como se não tivéssemos vontade, nem escolha própria.
 
Para simplificar e não brigar; a culpa é da lua!
 
Agindo assim, sem enxergarmos que damos a carta branca ao maligno atuar poderosamente, enquanto continuamos a nos acusar, sem assumirmos a responsabilidade sobre os nossos erros, desatinos, falhas, luxúrias, traições e omissões.
 
 
 
Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.

E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Gênesis 3:12-13


https://www.youtube.com/watch?v=iogf-OOoT8k