terça-feira, 21 de outubro de 2014

O QUE EU POSSO TE DAR?

 
 
 
Alguns dias atrás, eu tenho relembrado muito do meu amado pai, talvez seja devido a minha recente mudança, e estou morando bem perto ao edifício que residíamos antes; onde vivemos tantos momentos  marcantes e felizes ao seu lado, ao lado da minha mãe e das minhas irmãs.
 
Nunca esqueço das suas palavras, as quais, ele repetia constantemente ''que não podia nos deixar riquezas, mas conhecimentos, ele deixava''; quer dizer, ele sempre procurou nos incentivar a ler, a  estudar, a pesquisar, a nos dedicar. Quando tive os meus filhos, também comecei a repetir as mesmas palavras, e a adotar as mesmas atitudes de meu pai, os incentivando a lerem, a buscarem conhecimentos, a se dedicarem aos estudos, a se formarem e a terem uma profissão, uma vida digna.
 
Sempre pensei que estava agindo acertadamente e desejando o melhor para meus filhos; ao ponto de já estar pensando em vender um imóvel para dividir entre eles, eu estando  ainda viva. Mas ontem, graças a misericórdia de Deus, fui tocada profundamente pelo Espírito Santo, que meu pai e eu estávamos completamente  equivocados, por mais que tivéssemos a boa vontade de querer agraciar com estes legados os nossos filhos.
 
O que eu posso legar, de melhor e mais valioso, aos meus filhos não são conhecimentos mundanos, e sim, o conhecimento da Palavra de Deus, e o que de mais precioso eu posso legar a eles, não é dinheiro, bens, ou qualquer outra coisa, e sim, o Senhor Jesus Cristo! Que gratuitamente se revela e nos ama, sendo a maior riqueza que podemos possuir, legar  e compartilhar com os seres amados!
 
Meu pai faleceu sem sequer ter se dado conta desta verdade; e eu, mesmo sendo cristã, há pouco tempo (7anos); estava caminhando pelas mesmas veredas e equívocos...Eu não tenho nada de material a dar aos meus filhos, e mesmo que tivesse, não valeria nada, diante das ferrugens, das traças,  das ações inesperadas dos gatunos, dos revezes da natureza, das instabilidades financeiras, do tempo avassalador, etc.
 
O QUE EU POSSO TE DAR?
 
JESUS CRISTO!
 
Antes eu também pensava que para agradar uma  pessoa, e até manter e conservar uma amizade, eu precisava doar algo de material para ela; estava completamente equivocada. pois quando não existe mais o bem, o que se possa oferecer, acaba a amizade, o relacionamento entre eles!
 
Agora, os bens materiais não mais existem pra mim, nem são vínculos, nem tampouco chamarizes para os relacionamentos; não tenho nada de mim mesma, mas tenho Jesus Cristo gratuitamente para compartilhar! 
 
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.

E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.

E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

 E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.

 E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. Atos 3:4-8

Aprendi, depois de tantos anos, tantos desacertos e sofrimentos, que não são conhecimentos, nem bens, nem  tampouco favores, que unem as pessoas entre si, e sim, a presença imprescindível de Jesus Cristo entre eles; sendo um elo eterno, que sela este relacionamento--e é adornado por guirlandas de flores, amores-perfeitos que o perfumam;  e também as amizades e os vínculos familiares.
 

Ontem, antes de dormir, eu estava lendo a Palavra de Deus, e  resolvi ler um Devocional e tive a confirmação de tudo que eu estava meditando... As palavras tão edificantes de William MacDonald ...Para sua reflexão e aprimoramento:
 
 
''O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos...'' (Provérbios 13:22)
 
 
Quando lemos este versículo, não devemos concluir rapidamente que se refere a uma herança financeira. É bem mais provável que o Espírito de Deus esteja falando de uma herança espiritual. Alguém pode ter sido criado por pais pobres, mas fiéis a Deus e esta pessoa, talvez seja eternamente grata pela memória de uma mãe e um pai que liam a Bíblia diariamente, oravam juntos como família e o criaram no temor e na instrução do Senhor--mesmo que tenham deixado um centavo ao morrer. Uma herança espiritual é o melhor tipo de herança.
 
Na verdade, um filho ou uma filha poderia ser destruído espiritualmente ao herdar uma grande quantia de dinheiro. Riqueza repentina muitas vezes acaba sendo inebriante. Poucos são capazes de administrá-la com sabedoria. Poucos que herdam fortunas continuam firmes no Senhor.
 
Outra consideração é que famílias são, muitas vezes, rachadas por inveja e brigas quando uma herança é dividida. É verdade que onde há um testamento, há muitos parentes. Membros da família que viveram em paz por anos de repente se tornam inimigos por umas poucas jóias ou porcelanas ou móveis.
 
Âs vezes essa questão de deixar dinheiro para os filhos é um tipo mascarado de egoísmo. Os pais, na verdade, querem ficar com o dinheiro para si pelo máximo de tempo possível . Eles sabem que a morte um dia o arrancará de suas mãos, então seguem a tradição de deixá-lo como legado para seus filhos.
 
No entanto, nenhum testamento jamais foi dividido que não possa ser ignorado ou distorcido por taxas legais. Pais não podem assegurar que seus desejos serão realizados depois que eles se forem.
 
Portanto, a melhor política é dar generosamente a obra do Senhor enquanto ainda se está vivo. Como se diz o ditado: ''Doe enquanto está vivo; então saberás onde sua doação foi parar''.
 
Assim, é melhor forma de fazer um testamento é dizer: ''Em sã consciência, coloquei o meu dinheiro à disposição de Deus enquanto estive vivo. Deixo para meus filhos a herança de uma criação cristã, um lar onde Cristo foi honrado e onde a Palavra de Deus foi reverenciada. Os entrego a Deus e a palavra de Sua graça, que é capaz de edificá-los e dar-lhes uma herança entre todos os que são santificados''. (Extraído do Livro:'' Luz Para O Caminho'')
 
 
 
 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário