sábado, 19 de novembro de 2016

CERQUE A SUA CASA


 
 



 
Como fazer, então, para evitar que apareçam rachaduras nas calçadas dos nossos casamentos? bem, o jeito mais seguro de evitar um caso é fugir da tentação assim que ela o confrontar. O escritor Jerry Jenkins se referiu a essa determinação de preservar a pureza moral como a construção de cercas em torno do casamento, de modo que a tentação nunca tenha chance. Você deve adotar medidas para se proteger e aumentar a confiança de seu casamento ao mesmo tempo.
 
Para construir essa cerca do seu lar, converse com o seu parceiro sobre interações com o sexo oposto, e estabeleçam diretrizes sensatas, que respeitem os sentimentos e as necessidades de ambos. Alguns casais cortam almoçar, pegar caronas ou viajar com colegas de trabalho, conversar sozinhos a portas fechadas ou trabalhar como um casal em um projeto. Cheguem a um acordo sobre o que ambos considerem razoável e cumpram-no. Se você se deparar com uma situação sobre a qual não tenham discutido, converse com o seu cônjuge antes. Se ele não estiver confortável com isso, não faça. Dê ouvidos às inquietações do outro. Deus lhes fez ''uma só carne'' por um bom motivo.
 
Pode ser inofensivo demonstrar  um pouco de simpatia por alguém do sexo oposto, mas evite cruzar a linha do flerte. Pergunte a si mesmo: Será que meu esposo ficaria confortável se visse esta minha interação com a outra pessoa? Será que o meu comportamento ganharia confiança ou levantaria suspeitas sobre os meus motivos?
 
A princípio pode parecer estranho pedir autorização para participar de atividades que parecem completamente inocentes. No entanto, pode acontecer o contrário e for a vez de o seu parceiro lhe pedir autorização, então você descobrirá quão maravilhoso é o confronto que isso traz.
 
Preste atenção aos sinais de que você pode suspeitar a ter um caso. Uma vez, o Dr. Merville Vincent escreveu um artigo para o Christian Medical Society Journal (''Revista da Sociedade Médica Cristã''), o qual descreveria os médicos ou qualquer pessoa em posição de autoridade podem cair em uma armadilha da tentação 3.
 
No cenário do Dr. Vincent, uma mulher infeliz em seu casamento ou uma divorciada visita o seu médico em busca de tratamento. Ela pode estar se sentindo assustada e desprotegida. O médico, por sua vez, parece confiante, forte e atencioso e pode resolver o seu problema de saúde. Ela diz que o acha maravilhoso. Ele logo concorda.
 
O médico, ao mesmo tempo, tem seus próprios problemas em casa. Talvez em razão das horas que passa trabalhando, a sua carência não é suprida pela esposa, a qual também pode estar cansada de se doar para esse homem que pouco faz para atender às necessidades dela de um marido e um pai participativo. Assim ela põe mais carga sobre ele em casa, e ele se sente desmerecido. De repente, a sua jovem paciente passa a ficar cada vez mais atraente.
 
É a receita do desastre. O primeiro sinal de alarme quando o marido (ou a mulher) começa a sentir que a sua paciente (ou cliente, ou colega) o admira  mais e gosta mais dele do que a sua esposa e a sua família.
 
Segundo o Dr. Vincent, essa situação complicada pode ser  evitada se os casais perceberem que a infidelidade se desenvolve a partir de necessidades não supridas, tanto do marido, quanto a mulher e da terceira envolvida. Deveriam entender que atender às necessidade daqueles que dependem deles por meio do sexo, em vez de melhorar piora ainda mais a situação. Deveriam ainda compreender que um modo seguro de prevenir caso extraconjugal é cada parceiro colocar as necessidades do outro acima das suas próprias. Eu concordo. É inegável que uma atitude de serviço e sacrifício edifica o casamento.
 
Um última advertência acerca da tentação: insisto para que sejam cautelosos com o orgulho sobre sua própria infalibilidade. A partir do momento em que se começa a pensar que um caso ''nunca aconteceria comigo'', torna-se mais vulnerável. Somos criaturas sexuais com necessidades poderosas. Também somos seres caídos, com o forte desejo de errar. tentação é isso. Não dê espaço para ela em sua vida. O meu pai certa vez escreveu: ''Um forte desejo é como um rio poderoso. Desde que permaneça no leito da vontade de Deus, tudo continuará correto e puro. Se, porém, ele transbordar, haverá devastação correnteza abaixo''.
 
Há algum tempo, descobri uma característica humana pouco reconhecida, mas universal, valorizamos aquilo que temos a sorte de conseguir e desabonamos aquilo que não conseguimos! Ambicionamos tudo o que está fora de nosssoa alcance e desdenhamos a mesma coisa quando passa a ser nossa para sempre 4. Isso ajuda a explicar o incrível poder de sedução que a infidelidade pode exercer sobre o nosso comportamento. Apesar disso, Deus nos promete dar um escape da tentação se procurarmos (1 Co 10.13). Continue buscando a saída e você construirá confiança no seu casamento.
 
 
3 VINCENT, M.O. The physiscian's own wll-bewing. Annals Royal College of Physicians and Surgeons of Canada, vol. 14,4,27-281, 1981.
 
 
4  DOBSON, james, What wives their husbands knew about women. Wheaton, II: Tyndale House Publishers, 1975.
 
 
(Extraído do Livro: 5 princípios para uma intimidade duradoura de Dr. James Dobson; Princípio número 3, p. 43-46)
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário