segunda-feira, 14 de novembro de 2016

OS DESEJOS QUE ANTECEDEM AOS ATOS DELEITOSOS OU ABOMINÁVEIS!


 
 

 

 



Os desejos da alma nos acompanham desde o nosso nascimento, o nosso primeiro choro em busca do afago, do cheiro, da aproximação da mãe, do consolo, da proteção, do afeto, do amor dela. Os desejos naturais também nos instigam a buscar, realizar, concretizar os nossos anseios, como sugar o seio materno em busca do leite que nutre, sacia a nossa fome.

Somos seres ávidos, desejosos, sempre buscando algo mais, e a saciedade dos nossos desejos sejam da alma, ou da carne. Quando canalizamos os nossos desejos para o bem, não só nosso, mas também em prol do nosso próximo, eles são louváveis. Oramos e clamamos que o SENHOR conceda a realização dos nossos desejos, e quando isso ocorre, nos regozijamos, geralmente, somos gratos a Ele (Deuteronômio; Salmos 37:4; Provérbios 13:12,19).

''Senhor, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles;''
 
(Salmos 10:17)
 
''Também no caminho dos teus juízos, Senhor, te esperamos; no teu nome e na tua memória está o desejo da nossa alma.

Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça''.

(Isaías 26:8,9)
 
Entretanto, a carne é fraca, cobiçosa, sempre repleta de desejos; a nossa mente foi corrompida pelo pecado, e diariamente, uma batalha é travada dentro de nós,  a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne;  não devemos ceder aos desejos que nos sobrevém e nos tentam continuamente; aparentemente, com disfarces atraentes de  desejos legítimos e inocentes (Deuteronômio 23:24; Provérbios 21:25; 2  Coríntios 10:3; Gálatas 5:16,17 ).

''As mulheres deveriam fazer menos, não mais. Menos daquilo que desejamos e mais do que Deus quer''.
 
(Cindy Lewis Dake)
 
''Em nossa atual condição de peregrinos, existe espaço deficiente (mais do que a maioria de nós aprecia) para a abstinência e para renúncia, assim como a mortificação dos desejos naturais''.
 
(Extraído do Livro: Milagres, p.246)
 
Os ímpios, aqueles que são escarnecedores, não respeitam e desprezam os santos desígnios de Deus;  sempre vão em busca da saciedade dos seus desejos, não importam, se desagradam ao SENHOR, ou ocasionam o mal ao seu próximo.

''Não concedas, ó Senhor, ao ímpio os seus desejos; não promovas o seu mau propósito, para que não se exalte. (Selá.)''
 
(Salmos 140:8)

''A alma do ímpio deseja o mal; o seu próximo não agrada aos seus olhos''.

(Provérbios 21:10)
 
Devemos relembrar um exemplo bíblico chocante de Caim, que matou o seu irmão Abel para saciar o seu desejo de revanche (inveja, ira) contra um inocente, que nada tinha feito de errado, apenas ser obediente, temente a Deus, ofertando o melhor que tinha; Abel, jamais tinha feito algo que desabonasse a sua conduta, ou provocasse a ira  do irmão contra ele.  O pior foi a rebelião de Caim contra a Deus, não dando ouvidos a sua exortação, que deveria urgentemente,  dominar o seu desejo, o apelo da carne, e o mau desígnio do coração, da alma,  já totalmente absorvida pelo intento maligno.

''Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou''.
 
(Gênesis 4:7,8)
 
Quantos, atualmente, seguem os mesmos caminhos de Caim, cedendo aos desejos malignos da carne, da alma; nem se lembrando que existe um Deus justo e soberano, que tudo vê, tudo sonda, tudo tem conhecimento; e que, inexoravelmente, recairá sobre cada um deles o juízo e a ira do SENHOR, se não houver o arrependimento, a confissão dos delitos, as iniquidades cometidas em prol da saciedade dos desejos insanos.

Outro exemplo bíblico foi o de Eva,  que foi totalmente absorvida, e direcionada pelo maligno a saciar um desejo carnal, quando ela viu que a árvore era tão desejável, teve o desejo urgente e imediato de comer o fruto proibido, e o pior, ainda o compartilhou com Adão, e ele cedeu ao desejo da sua mulher, também, tendo o mesmo  desejo de saborear o fruto ao seu lado; ambos estavam cegos, absorvidos pelos desejos malignos, desobedecendo a designação de Deus de não comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, sendo rebeldes contra o SENHOR ( Gênesis 2:15-17).

''E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela''.

(Gênesis 3:6)
 
Após a rebelião, Deus proferiu uma sentença amaldiçoadora para cada um deles, devo ressaltar a de Eva, pois além dos sofrimentos da gravidez, ela ia parir em meio de dores, ela teria um desejo de ser superior ao seu esposo, sem desejar ser submissa a ele;  ocasionando problemas de relacionamentos para  toda a sua posteridade (Gênesis 3:16).
 
Não é errado ter desejos carnais, desde que eles sejam comedidos, permitidos e abençoados por Deus, como por exemplos: desejos de alimentação,  e nutrição; desejos de consumos moderados; desejos sexuais, compartilhados pelos nubentes após o casamento; nem tampouco, os desejos da alma, desde que não ultrapassem os limites designados pelo SENHOR, e que não ocasionem males as outras pessoas.
 
Um exemplo tocante bíblico é o desejo intenso que Jesus Cristo sentiu para se reunir, se congratular e compartilhar a Última Páscoa, e a celebração da Ceia do Senhor com seus amados discípulos; e Ele realizou o seu desejo, imagino o quanto ficou feliz em participar momentos deleitosos de comunhão, de amor, de serviço, em prol, a favor do bem, e ao lado  deles; mesmo já sabendo de antemão os sofrimentos que seria acometido poucas horas depois.

''E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos.

E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça;

Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus''.


(Lucas 22:14-15 )
 
 
Entreguemos todos os nossos desejos ao crivo do SENHOR; se forem da vontade dEle, eles serão saciados, senão serão negados para o nosso maior bem. Jamais devemos nos afastar de Sua presença esplendorosa, para satisfazer um desejo que gera pecado, morte!
 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário