segunda-feira, 28 de outubro de 2013

FOGUEIRA DAS VAIDADES



Quando eu me converti e entreguei totalmente a minha vida a Cristo Jesus em 2007;  me sentir compelida a me desvencilhar dos meus livros, que não mais condiziam com a minha fé professada; meu filho me ajudou a queimar uma quantidade enorme de livros, que me induziam as idolatrias, cultos aos outros deuses, desagradando a Deus.
 
Resolvi queimá-los, invés de jogar fora ou doá-los, pois não queria que outras pessoas tivessem acesso a eles, e pudessem lê-los, e também serem conduzidas ao engano e a idolatria, como eu fui no passado; por pura ignorância, pois eu não tinha ainda o conhecimento da verdade, contida na Palavra de Deus e em meu Salvador,  Jesus Cristo; Ele, somente Ele,  é o Caminho, a Verdade e a Vida. Jo 14:6
 
Sei que esse ato de queimar os livros foi simbólico, pois o que realmente importava e ainda importa, é uma mudança radical de comportamentos e pensamentos, ter uma nova mente, renovada, almejando, a cada dia, a cada momento, ter a mente de Cristo.
 
Gostaria, porém, de ressaltar, a importância do meu ato, pois desde a minha infância, sempre fui uma assídua leitora, amava ler  e quando lia uma livro, sempre me entregava demais aos seus ensinamentos, devaneios, viagens; e a cada livro que eu lia, me marcava muito, pois ele retratava um momento de minha vida, como por exemplo: 'E O Vento Levou', além de ter assistido o filme, meu pai me presenteou com o livro, e sempre que o relia , me relembrava dos momentos tão felizes que vivi com meu pai;  outro livro que me marcou foi' Em busca do Tempo Perdido', pois quando eu li, pela primeira vez, estava  na época de minha faculdade, ávida por conhecimentos, indagações, querendo esmiuçar a mente de Marcel Proust e tantos outros escritores--esses dois livros, eu não queimei, pois não desvirtua os ensinamentos bíblicos, apenas retratam o apogeu e o declínio de uma sociedade, nação.
 
Também fui influenciada pelo Movimento Literário do Romantismo, livros cujo teor era exaltação do amor romântico;  e ainda trago nuances, em meu íntimo, das leituras desses livros; pois sou uma romântica incorrigível, ainda enxergo romance e amor nas menores coisas, paisagens, músicas. E ainda busco o meu príncipe encantado, para amar e ser amada.
 
Minha avidez por conhecimentos, muitas vezes, me fez  buscar o sobrenatural,  para saciar a minha sede, encontrar  respostas as minhas indagações, enveredando por caminhos que desagradavam a Deus, e eu nem tinha conhecimento que lendo determinados livros,  estava praticando a idolatria, e provocando a ira dEle, pois naquela época, eu só lia a Bíblia ocasionalmente,  sem ter a revelação do Espírito Santo, pois é Ele que nos revela a verdade contida na Palavra de Deus; então por ser tão ignorante, enveredei nas idolatrias, cultos aos outros deuses-- esoterismo, ufologia,  cultos aos anjos,  espiritismo,  sociedades secretas, etc...E sempre comprava  mais livros, para alimentar a minha ânsia por conhecimentos e respostas.
 
Hoje, percebo, que todo  tempo buscava a Deus, em Cristo Jesus, e nem ao menos percebia ou podia aquilatar, que estava tão perto e eu não conseguia enxergar a simplicidade, a verdade, contida na Bíblia, que saciaria completamente a minha sede, e responderia as minhas indagações.
 
Por ter vivido e ter sido tão influenciada pelo livros que li,  resolvi escrever sobre esse tema, pois é imprescindível que pensemos o que estamos lendo, e o que estamos absorvendo intimamente, pois sem ao menos percebemos, estamos sendo influenciados por aquilo que lemos, nos detemos, apreciamos; não só os livros,  os dvds, os vídeos, os conhecimentos e as leituras fartamente disponíveis na internet, nas revistas, nos jornais, etc.
 
Está se aproximando o final de ano, e é  sempre bom meditarmos sobre nossos pensamentos, atitudes, o que foi assimilado, se estamos mais sábios, mais vazios ou fúteis; como estamos aproveitando o nosso tempo tão precioso,  quanto tempo perdemos com leituras, muitas vezes supérfluas, sem nenhum valor, ou conteúdo;  com hobbies que não dignificam, nem acrescentam--enfim é tempo de colocar as nossas vaidades na fogueira, deixando que o fogo expurgue tudo que não presta, nos tolhe de apreciar a Palavra de Deus, e o pior que atiça a nossa cobiça, sensualidade, idolatria, carnalidade, se apegando as práticas vis, como acesso a pornografia, através de livros, revistas, filmes, internet, etc.
 
Vaidades, sem apegos, nos expurgamos de tudo que desagrada a Deus; com deleites, somos atraídos, para comungar e usufruir a sabedoria encontrada em Seu perfeito amor!
 
Em 1497, em Florença, na praça de La Signoria,  em pleno carnaval, um padre cheio do Espírito Santo, conseguiu através das suas palavras, contundentes argumentações, de acordo à Palavra de Deus, convencer aos burgueses e senhoras da sociedade a atirarem na fogueira todas as suas vaidades: livros, manuscritos de peças musicais, quadros, cosméticos, espelhos, artigos de luxo, deleites, prazeres, etc. E o mais inusitado conseguiu convencer o pintor Botticelli a atirar algumas  das suas telas ao fogo, que retratavam a mitologia, que desagradava a Deus.
 
Um ano depois,  esse homem de Deus, Jerônimo Savonarola,  tão intrépido, que ousou ser diferente, protestante, desafiando a autoridade do papa, e nas suas pregações, sem nenhum temor, ele bradava  as iniquidades que imperava no seio da igreja, no seu país e na sociedade vigente; foi excomungado, julgado, torturado, açoitado, enforcado, queimado numa fogueira!
 
Mas sua voz, nunca se calou, em pregar com fidelidade a Palavra de Deus, com muita simplicidade, livre de todas vaidades!
 
Deixo para vocês uma pérola de sabedoria que ele nos agraciou, legou:
 
'Deixam o ouro pelo cobre, o cristal pelo vidro, as pérolas pelo barro, os que pelo barro do mundo, pelo vidro da vaidade e pelo cobre destes bens profanos e transitórios, desprezando ouro maciço, o cristal puro e as pérolas do amor de Deus e dos bens eternos'.
 
 
Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. Ec 1:2

 

 

 

 

 

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário