segunda-feira, 11 de julho de 2016

ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE AMOR E PAIXÃO








[...]


Percebo que boa parte dos relacionamentos com os quais tenho lidado em minha experiência nos preparatórios para casamento tem ponto de partida  envolto em uma confusão entre paixão e amor. Percebo isso não de maneira empírica, subjetiva, mas atento em cada resposta que recebo e no desenvolvimento das conversas.
 
A paixão bem expressa pelo compositor Ivan Lins. Observe a letra desta canção  e perceba que a poesia do autor retrata as nuanças da paixão e a diferença entre do amor. Ele mostra a paixão com seus extremos, movida  pelos ímpetos e apresentada como algo indomável.
 
 
Paixão
Estopim aceso
Ai, meu Deus, que medo
Dele se apagar
 
Paixão
Minha adrenalina
Arde na retina
Quase a me cegar
 
Paixão
Faca de dois gumes
Preso por ciúmes
Ou livre pra voar
 
Paixão
Vale até mentira
Mas ninguém me tira
Meu enfeitiçar
 
Paixão
Indomável coração
Razão
Por que canto esta canção
 
Paixão
Ela é nossa saga
Leva e nos afoga
Salva e nos afaga
Nunca vai mudar
 
Paixão
À primeira vista
Sentimentos  à risca
Morre pra viver
 
Paixão
Meu certo e errado
Seguem bem casados
Parecem iguais
 
Paixão
Indomável coração
Razão por quem canto
Esta canção
 
Paixão
Ela é nossa saga
Leva e nos afoga
Salva e nos afaga
Nunca vai mudar 4
 
 
ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE AMOR E PAIXÃO
 
 
A paixão sempre ligada ao exterior, ao que chama a atenção, enquanto o amor sempre atraído pelo interior, pelo caráter, pelo que a presença do outro traz de satisfação e faz enfrentar as adversidades. Em outras palavras, o amor ama pelo que o outro é, e não pelo que ele possui, em todos os sentidos.
 
Não sou descrente do que se chama de amor à primeira vista , mas creio que isso acontece com muita raridade. Na maioria esmagadora das vezes, a paixão se encarrega de encantar no primeiro contato. Esse sentimento pode evoluir para o verdadeiro amor, mas, quando estanca na paixão, ele é marcado pela superficialidade. Enquanto isso, o amor requer maior conhecimento, e isso significa que ele cresce com o tempo, amadurece no dia a dia. isso leva ao ''amar apesar de'' -- amar sabendo a quem se ama.
 
A paixão tem a marca de instabilidade. Seu humor sofre variações, às vezes incompreensíveis, enquanto o amor se mostra estável e seus interesse são constantes, firmes e, acima de tudo, sinceros.
 
A paixão toma conta da pessoa a ponto de inverter suas prioridades. Ela produz uma dedicação cega e, às vezes, insana. Leva o indivíduo a viver fora da realidade. Você já deve ter visto ou convivido com alguém apaixonado por uma pessoas que sabidamente não é confiável, mas ele insiste, não enxerga, e não ouve a família que só  quer o seu bem. O amor, em contrapartida, mantém o equilíbrio.  Os valores seguem na hierarquia correta. Deus em primeiro lugar, mas a família nunc é desprezada. O amor, como vimos em 1 Coríntios 13, não é egoísta, ''não procura seus interesses''.
 
O amor é ''ensinável'': ele escuta, se interessa em crescer pelo exemplo e pela experiência de outros. q=Quem ama, por conta de se manter o equilíbrio, ouve. Já a paixão não quer escutar ninguém. Além de cega, ela é surda. Naturalmente, existem muitas outras diferenças entre paixão e amor. Essas são apenas  algumas que despertam mais atenção.
 
 
Meu conselho
 
 
Estejam atentos  a uma paixão indomável que prevalece sobre s sinceridade do amor. É importante saber que existe um limiar muito tênue entre paixão e amor, e que, em alguns casos,  somente será possível percebê-lo após se estar envolvido nas tempestades da paixão e suas neuroses.
 
Por outro lado, é importante saber que todo amor terá sempre um pouco de paixão, mas sem o lado negativo. O amor possui uma paixão limpa e verdadeira, daí a expressão ''apaixonado''. A paixão é aquele tempero da relação, aquilo que apimenta o amor, que mantém o desejo de estar junto sempre, que alimenta a admiração, que permite o coração se incendiar sem perder a razão e o equilíbrio. Essa é a medida da paixão que existe dentro dos limites do amor. Portanto, sugiro que prestem atenção e percebam o que há de paixão dentro do amor de vocês. Não se deixem dominar por ela e não permitam que ela se extinga por completo.
 
 
 
 
4 Lins, Ivan; Souza, Ronaldo Monteiro de . Paixão Passione. Em : Gulin, Thaís ôÔÔôôÔõÔ. Rio de Janeiro: Furgulixx, 2011. 1 CD Faixa 13.
 
 
(Extraído do Livro: Diga sim com convicção, O que você precisa saber antes de casar, Miguel Uchôa, Capítulo 1: Paixão x amor --Qual é a diferença?, p34, 35,36, 37 e 38).
 











Nenhum comentário:

Postar um comentário